domingo, 11 de setembro de 2022

Fortaleza anuncia 2.420 vagas em cursos gratuitos com certificado pelo SENAC


Fortaleza anunciou na terça-feira (06/09), no Paço Municipal, o início das inscrições para os cursos profissionalizantes do Programa Fortaleza + Futuro. Nesta segunda etapa do Programa, que conta com a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Ceará), estão sendo ofertadas, gratuitamente, 2.420 vagas para 24 cursos com carga horária entre 16h/a e 400h/a. Inscrições podem ser realizadas na plataforma 
Fortaleza + Futuro.

A iniciativa da Prefeitura de Fortaleza é coordenada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e pretende qualificar fortalezenses, que têm acesso a cursos profissionalizantes gratuitos em eixos variados como moda, ambiente, saúde, gastronomia, desenvolvimento pessoal, gestão, negócios e tecnologia da informação. A primeira edição do Programa, lançada em março, contou com parceria do Senai Ceará e ofertou mais de 6.265 vagas.

"Temos o privilégio de expandir essa parceria que a Prefeitura de Fortaleza faz já com o Senai e agora com o Senac, para capacitar em diversas áreas, oferecendo cursos para diversas pessoas. São quase 2.500 pessoas que recebem treinamento, capacitação e qualificação, desde o aprendizado de um idioma até o da profissão em si. Por isso que Fortaleza continua a liderar, de acordo com dados emitidos pelo Caged, o vetor resultante entre criação e fechamento de postos de trabalho," afirma o Pref. José Sarto.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em julho deste ano, Fortaleza registrou crescimento na geração de empregos formais com carteira assinada, alcançando um saldo de 5.012 postos, mantendo-se em primeiro lugar no saldo de empregos gerados no Norte e Nordeste e em 4º lugar dentre as capitais do Brasil, com 670.580 postos de trabalho.

Para Cid Alves, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio), o Programa Fortaleza + Futuro é uma grande parceria para o Senac: "Nós estamos preparados para orientar, para fazer uma parte da população que não tem conhecimento das relações produtivas do setor comercial, passem a ter," afirma. "É esse o nosso trabalho e é essa a nossa meta, gerar emprego e gerar mais mão de obra qualificada no mercado formal," reforça.

"O site Fortaleza + Futuro já está com o espaço para inscrições para as capacitações do Senai e a partir de hoje também para as capacitações do Senac, e nós vamos ter desde curso para depilador até toda a parte de salão de beleza, são mais de 2.400 vagas. Vão lá no site, se cadastrem," convida o secretário do Desenvolvimento Econômico Rodrigo Nogueira.

Segundo a Coordenadora do Programa Fortaleza + Futuro Nadyegida Barbosa, A transformação social que vem da inclusão produtiva, que é a proposta do programa, impacta em grande medida principalmente pessoas mais vulneráveis financeiramente. "O nosso grande quadro de pessoas que fazem cadastro no programa são mulheres, são arrimo de família, são pessoas que tem necessidade de se qualificar e entrar no mercado de trabalho. Nós temos histórias de pessoas que antigamente vendiam uma peça de costura por 15 reais, fizeram o curso, estão abrindo a própria confecção." afirma.

Inscrições

Os interessados devem apresentar documento oficial com foto (RG), CPF, comprovante de escolaridade e de residência. Os cursos são destinados para moradores de Fortaleza a partir dos 16 anos. Além da documentação, é necessário seguir alguns requisitos que mudam de acordo com o curso escolhido.

As inscrições podem ser feitas online pela plataforma Mais Futuro e também na sede da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), nas unidades do Sine Municipal (Otávio Bonfim, Parquelândia e Siqueira) ou na Unidade Móvel do Desenvolvimento Econômico, sempre no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os interessados também podem entrar em contato com a SDE pelo telefone 0800 222 3656 ou pelo e-mail maisfuturo@sde.fortaleza.ce.gov.br

Serviço
Inscrições para o Programa Fortaleza + Futuro
Onde: Plataforma Mais Futuro 
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h
Informações: 0800 222 3656 ou pelo e-mail maisfuturo@sde.fortaleza.ce.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário