segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Foi demitido? saiba quais são seus direitos garantidos pela lei

Foi demitido e quer saber quais os seus direitos? Confira tudo que você precisa saber sobre demissões sem e com justa causa.


Receber a notícia de uma demissão não é uma tarefa fácil. Mesmo que em alguns casos, ela já seja esperada, a sensação geralmente não é das melhores. FGTS? Seguro-Desemprego? Férias em aberto? Veja quais verbas rescisórias você pode receber após a demissão


DEMITIDO SEM JUSTA CAUSA: A QUAIS BENEFÍCIOS TENHO DIREITO

 Salário dos dias trabalhados no mês da demissão;

 Aviso-prévio;

 Férias vencidas;

 Férias proporcionais aos meses trabalhados;

 Indenização de 40% dos depósitos do FGTS;

 Seguro-desemprego;

 13º proporcional aos meses do ano trabalhados (ou seja, se você trabalhou quatro meses no ano, receberá o valor de 4/12)


DEMITIDO COM JUSTA CAUSA: A QUAIS BENEFÍCIOS TENHO DIREITO

 Saldo do salário dos dias trabalhados;

 Férias vencidas.

O funcionário que não concordar com sua demissão por justa causa, pode recorrer à justiça para reavaliar o processo. Esse, inclusive, é um movimento relativamente comum nesses casos.


SEGURO DESEMPREGO: quem tem direito e como reivindicar

Como dito, somente os trabalhadores que foram demitidos sem justa causa têm direito a este auxílio.

Se for sua primeira vez solicitando o seguro-desemprego, é necessário que você comprove ter recebido 12 dos últimos 18 meses pré-demissão.


Na segunda vez, a comprovação é necessária para os 9 dos últimos 12 meses anteriores ao desligamento.

Da terceira em diante, para receber o seguro-desemprego, basta o funcionário provar ter recebido salário nos últimos 6 meses.


NA HORA DA RESCISÃO, QUAIS PAPÉIS DEVO ASSINAR?

Ao se deparar com uma pilha de papéis e com a quantidade enorme de informações no contrato de rescisão, é normal que surjam dúvidas.


O ideal é que o funcionário assine apenas aquilo que estiver recebendo naquele momento. Nesse caso, é estritamente necessário ler com cautela os pormenores da papelada.


Em caso de dúvidas, o colaborador pode pedir um prazo à empresa para consultar seu advogado.Há também a opção de receber as verbas via pagamento judicial, fazendo o depósito em juízo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário