segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Confira 05 dicas para alavancar as redes sociais da sua empresa

Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, YouTube, TikTok e, agora, a mais nova rede social, Clubhouse, entre outras. Ufa, só de pensar em colocar sua empresa em todas essas redes já cansa, não é mesmo?


Mas, veja bem, não necessariamente sua marca precisa estar em todas as redes sociais e essa é uma das 05 dicas que você verá a seguir sobre como alavancar as redes sociais da sua empresa:


1) Entenda bem quem é seu cliente e o que sua empresa tem a oferecer


Nas redes sociais, na maioria dos casos, não adianta sair atirando para qualquer lado. É preciso entender muito bem o perfil do seu público-alvo e o que sua empresa está oferecendo. Quem é seu target precisa estar alinhado ao seu produto/serviço. Assim, já será o primeiro passo para você conseguir definir em quais redes sociais sua empresa precisa estar. Será que sua marca tem perfil para estar no Twitter? Ou é melhor fazer um investimento estratégico em Instagram, Facebook e LinkedIn, por exemplo? Busque conteúdo/conhecimento sobre o assunto nas próprias redes sociais, o YouTube oferece muito conteúdo gratuito de excelente qualidade para quem está iniciando nas redes sociais ou precisa alavancar seus perfis corporativos.


2) Interaja com seu público nas redes sociais


Não adianta postar e sair correndo e deixar o post a ver navios, ok? Para o sucesso das redes sociais da sua empresa, a interação é crucial. Trata-se de uma questão técnica das redes sociais, os famosos algoritmos. Quanto mais interação, mais os algoritmos entendem que aquele post é relevante e maior é a entrega do conteúdo. Então, responda a cada um dos comentários e peça para amigos e familiares também interagirem para aumentar o fluxo de comunicação naquele perfil. Atente-se a dar respostas que contenham mais palavras em detrimento de emojis, só emoji também não adianta, precisa responder com uma frase completa e aí, sim, concluir com um emoji, assim, o algoritmo vai entender que está havendo uma conversa relevante ali.


3) Faça uma ótima curadoria de conteúdo


Postar e sair correndo não adianta, como explicamos acima e postar qualquer coisa sem sentido, adianta menos ainda. Um bom ponto de partida é ficar atento aos relatórios numéricos das próprias redes sociais para que você identifique qual tipo de conteúdo seu público tem gostado mais. Com base nisso, reduza significativamente ou avalie a possibilidade de excluir determinado conteúdo que não está dando resultado e foque naqueles que apresentaram melhores métricas. Outra dica importante é não fazer posts apenas tentando vender seu produto/serviço. Estamos em uma era da comunicação em que ninguém aguenta mais ser acionado para comprar de forma direta. É preciso fazer isso de maneira indireta, apresentando conteúdo de qualidade para despertar a atenção do seu público e, assim, levá-lo até a compra do seu produto ou serviço. Quem faz isso muito bem? A Nike. Confira nas redes sociais da marca, você verá que eles geram muito conteúdo de qualidade sem, necessariamente, tentar vender tênis diretamente a você em um primeiro momento. A Nike vai falar de como é possível ter o melhor tempo na corrida; como cuidar da alimentação antes de uma prova de corrida; etc. Depois vem a venda “indireta” do tênis, já que aí, o cliente já identificou a necessidade de compra.


4) Chame seus seguidores para seguir/curtir as redes da sua empresa


Certamente você tem potenciais seguidores para as redes sociais da sua empresa, dentro do público que segue seu perfil pessoal. Por isso, vale a pena fazer um post nas suas redes sociais para apresentar sua empresa (será que todos sabem com o que você trabalha?) e convidar para curtir/seguir as redes sociais do seu negócio. Assim, você aumenta seu engajamento e pode conquistar novos clientes.


5) Registre a marca da sua empresa para não perder suas redes sociais


Sem a marca registrada, você pode sofrer notificação de outra empresa e terá que tirar suas redes sociais, site e tudo mais do ar, perdendo, assim, seus seguidores e engajamento conquistados até o momento, além de perder todo investimento feito. Você não poderá mais utilizar o nome/marca da sua empresa para vender (olha o prejuízo), e terá que investir, novamente, em uma nova marca e começar tudo do zero nas redes sociais e em um novo site com nova marca e logotipo (muito tempo e dinheiro gastos).


Entre em contato e consulte um de nossos especialistas em registro de marcas e patentes. Será um prazer lhe atender! Fazemos a CONSULTA GRATUITA para verificar a disponibilidade de registro da sua marca.


Comece agora mesmo o primeiro passo para você ter sua marca registrada definitivamente.


Em breve voltaremos com mais conteúdo sobre o mundo dos negócios para os micro, pequenos, médios e grandes negócios brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário