quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Renovar CNH pela internet: veja como fazer isso sem sair de casa

 



Motoristas poderão solicitar a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem precisar sair de casa a partir desta segunda-feira. A novidade foi lançada hoje pelo Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) e pode ser solicitada pelo Posto Digital. O processo acontece no próprio portal do órgão.

Na prática, os motoristas precisam apenas comparecer aos postos, sem que seja necessário agendamento. A ida presencial é importante para que o condutor tire uma nova foto e forneça as impressões digitais. Basta fazer isso para concluir o procedimento de renovação do documento.

Além disso, agora o atendimento acontece por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento. O usuário poderá escolher qualquer unidade do Detran para a coleta da biometria e atualização da foto.

Pelo Posto Digital também é repassado o endereço da clínica médica onde o exame de aptidão física e mental deverá ser realizado, bem como a escolha do local onde a nova CNH será retirada.

A função de renovar a CNH pela internet está em vigor somente para os usuários que optarem pelo processo simplificado da habilitação, ou seja, sem mudanças na alteração dos dados – apenas a inclusão de informação de atividade remunerada é permitida. Além disso, vale destacar, que a renovação simplificada não é obrigatória e quem preferir pode continuar realizando o agendamento prévio nos postos.

Como solicitar a renovação da CNH via Posto Digital

O Posto Digital funciona como um serviço que permite o usuário se conectar com o sistema do Detran para a realização de diversos procedimentos. Seu acesso é feito pelo portal Gov.br do governo federal.

Na parte onde era possível apenas fazer a consulta de dados a respeito da validade, número de pontos e categoria, agora também foi incluída a aba “Renovação da Habilitação Simplificada – Solicitar”. Importante frisar que para realizar a renovação, o Duda (boleto) de requerimento já deve estar pago.


Nenhum comentário:

Postar um comentário