terça-feira, 17 de maio de 2022

Como passageiro pousou avião após piloto desmaiar

 

"Tenho uma situação grave aqui. Meu piloto não está em condições", o homem diz pelo rádio, quando o avião voava em altitude de 2.750 metros. "Ele está apagado."


Um passageiro nos Estados Unidos conseguiu pousar um avião monomotor com ajuda de instruções passadas por rádio por um controlador de voo depois que o piloto da aeronave desmaiou durante a viagem. O incidente aconteceu na tarde de terça-feira (10/5) em Palm Beach, na Flórida (EUA).

Em gravações feitas na cabine, é possível ouvir a voz do homem dizendo à torre do aeroporto que ele "não tinha ideia de como parar o avião".

"Tenho uma situação grave aqui. Meu piloto não está em condições", o homem diz pelo rádio, quando o avião voava em altitude de 2.750 metros. "Ele está apagado."

Questionado sobre sua posição, ele respondeu: "Não faço ideia". Ele disse que conseguia ver o litoral da Flórida à sua frente.

"Mantenha as asas retas e tente seguir a costa, seja para o norte ou para o sul", disse o controlador de tráfego aéreo. "Estamos tentando localizar você."

"Não consigo nem ligar minha tela de navegação", disse o homem. "Tem todas as informações ali. Vocês têm alguma ideia sobre isso? Eu não tenho ideia de como parar o avião. Eu não sei fazer nada."

Robert Morgan, um controlador de tráfego aéreo que trabalha como professor de aviação, ajudou o homem a pousar no Aeroporto Internacional de Palm Beach.

Mesmo experiente, Morgan nunca havia pilotado aquele modelo — um monomotor Cessna 208 —, mas conseguiu usar um mapa da cabine da aeronave para dar instruções ao piloto.

"Eu sabia que o avião estava voando como qualquer outro avião. Eu sabia que tinha que mantê-lo [o passageiro] calmo, indicar o caminho para a pista e ensinar como reduzir a potência para que ele pudesse pousar", disse Morgan à rede de TV local WPBF-TV.

Na gravação de áudio, Morgan ensina o homem a "mexer nos controles e descer a uma velocidade bem lenta" enquanto se aproxima para o pouso.

"Antes que eu me desse conta, ele disse: 'Estou no chão. Como faço para desligar essa coisa?'", conta Morgan.

O passageiro e Morgan se encontraram na pista, onde se abraçaram e tiraram uma foto. Mas em meio à euforia, Morgan não ouviu o nome do homem, disse um repórter da WPBF à BBC News.

O nome também não foi registrado no áudio do rádio.

"Eu senti que ia chorar, porque era muita adrenalina", disse Morgan à CNN. "Foi um momento emocionante. Ele disse que só queria ir para casa encontrar sua esposa grávida... E isso me fez sentir melhor ainda."

"Para mim, ele foi o herói", continuou. "Eu estava apenas fazendo o meu trabalho."

Depois que o avião pousou, Morgan elogiou o passageiro, falando a outros pilotos na pista.

"Você acabou de testemunhar um passageiro pousando aquele avião", disse ele a outro piloto esperando para decolar.

"Você disse que os passageiros pousaram o avião?" o piloto respondeu. "Oh, meu Deus. Ótimo trabalho."

A Administração Federal de Aviação disse que o avião está registrado em um endereço privado no Estado de Connecticut.

Ele havia decolado cerca de uma hora antes de Marsh Harbour, nas Bahamas, de acordo com o rastreador de voo FlightAware.

O piloto foi levado ao hospital. O nome e o estado do piloto não foram divulgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário