sábado, 2 de abril de 2022

CNH Social abre 25 mil vagas no Ceará; saiba como se inscrever

 Uma nova edição do programa CNH Popular (versão cearense do CNH Social) foi lançada nesta semana em evento com a presença de Camilo Santana. São 25 mil vagas distribuídas entre moradores de Fortaleza (5 mil vagas) e de cidades do interior (20 mil), que poderão se habilitar gratuitamente nas categorias A e B.



O CNH Popular tem sido organizado desde 2009 pelo governo estadual em parceria com o Detran-CE. Até aqui já foram 139 mil habilitações distribuídas. Ainda no fim de 2021 foram anunciadas a abertura de 25 mil vagas, mesmo número oferecido agora. Desse modo, o programa passa por uma grande expansão, com 50 mil novas vagas em menos de um ano.


Além de oferecer todo o processo de habilitação gratuitamente, incluindo testes, aulas, exames e outros procedimentos, o CNH Popular também fornece um capacete para os habilitados na categoria A.


O que é a CNH Popular?

É um programa do Estado do Ceará que, por meio do Detran-CE, dá aos cidadãos de baixa renda o direito à isenção de taxas de prestação dos serviços públicos para expedição da 1ª Carteira Nacional de Habilitação – CNH, válido para as categorias A (moto) e B (carro).


Quem pode participar

As vagas anunciadas no CNH Popular do Ceará são voltadas para os seguintes públicos:

Beneficiários do Auxílio Brasil

Egressos do sistema penitenciário

Pessoas com deficiência


Os candidatos também precisam cumprir os seguintes requisitos:

Saber ler e escrever

Ser penalmente imputável

Possuir CPF

Residir no Ceará

Não estar impedido judicialmente de tirar a CNH


Inscrição

As inscrições ocorrem de forma contínua, através do site do Detran-CE. Confira o passo a passo:

Na página inicial, clique no banner do programa, onde está escrito “Inscreva-se aqui”.

Informe o seu CPF e escolha uma das categorias disponíveis: “Beneficiários do Programa Auxílio Brasil”, “Pessoa com Deficiência” ou “Pessoas egressas do sistema penitenciário”.

Clique no campo “Não sou um robô” e depois em “Confirmar”.

Em seguida, o candidato deve anexar os documentos exigidos. São eles: CPF, documento com foto, comprovante de residência ou declaração de residência, atestado médico (para pessoas com deficiência) e declaração de egressão do sistema penitenciário (se for o caso).

Por fim, clique em “Finalizar processo”.


O candidato deverá acompanhar a situação da sua inscrição. Se aparecer a informação “pendente”, significa que documentos ainda precisam ser anexados. Se aparecer “aprovado”, deverá agendar atendimento numa comissão destinada a preparar os candidatos para as etapas seguintes. As comissões ocorrem em datas diferentes, de acordo com o município.

 



Um comentário: