domingo, 13 de março de 2022

MEC abre quase 5 mil vagas de cursos na educação infantil (com certificado). Saiba mais

O MEC está com cursos gratuitos para auxiliar professores e todos envolvidos na educação básica. As aulas são gratuitas e online.



O Ministério da Educação (MEC) está com quase 5 mil vagas destinadas aos professores do ensino médio. São cursos online e gratuitos, com foco na atualização desses profissionais. Todas as oportunidades têm relação com os desafios do mercado de trabalho.

A proposta é ajudar os profissionais da educação a estarem em constante capacitação. O modelo online permite que professores de todo o Brasil participem dos cursos.


Cursos do MEC

Os cursos são ministrados por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC. De acordo com o Ministério, todos os módulos apresentam as atualizações de acordo com as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular para este ano.


Além dos professores podem participar também que é gestor da educação básica. Outro detalhe é que nesta edição, o MEC vai permitir que qualquer pessoa interessada participe dos cursos. Ou seja, a ideia é ampliar os conhecimentos para a comunidade escolar e também aos pais.


Dessa forma, os cursos gratuitos ajudam a reforçar a relação entre família e escola. A abordagem é da Formação Continuada em Práticas de Alfabetização. Isso quer dizer que todos podem aprender e ajudar as crianças, seja em casa ou nas escolas.


Ao final do curso, quem participar de todas as etapas e tiver um bom desempenho vai receber um certificado emitido pelo MEC.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente na plataforma.


Confira abaixo a grade do curso:

Módulo 1 – Introdução

Módulo 2 – Aprendendo a ouvir

Módulo 3 – Conhecimento alfabético

Módulo 4 – Fluência

Módulo 5 – Vocabulário

Módulo 6 – Compreensão

Módulo 7 – Produção de escrita


MEC abre mais de 100 cursos online gratuitos; confira opções disponíveis

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou recentemente novas oportunidades para que interessados possam estudar para receber qualificação profissional. O processo é parte da plataforma Aprenda Mais, que é um ambiente virtual de aprendizagem que busca ampliar a oferta de capacitação para diversas áreas de conhecimento. Todos os cursos são online e gratuitos, e garantem certificado de conclusão no final dos estudos.

No geral, as opções oferecidas pela plataforma são para áreas de ensino como Ciências Humanas, Gestão e Negócios, Idiomas, Informação e Comunicação, Segurança e Turismo. Vale lembrar que a Aprenda Mais estará em manutenção até o dia 4 de agosto, mas após este período, os interessados já poderão conferir os cursos disponíveis.

Cursos online gratuitos do MEC

Todos os cursos ofertados pelo MEC estão no formato Massive Open Online Course (MOOC), que é uma modalidade que permite que o aprendizado seja feito de uma forma mais acessível e flexível. Isso ocorre pelo fato das aulas serem gratuitas, e em plataformas que podem ser acessadas por qualquer um.

De acordo com o Ministério, a expectativa é que mais de 820 mil estudantes possam ser capacitados até 2025.

Cada curso do MEC possui determinada quantidade de módulos, bem como tempo de duração específicos. Assim, o estudante pode escolher a melhor opção para realizar seus estudos. Alguns dos cursos online gratuitos disponíveis para capacitação são:

História do Brasil;

Comunicação Empresarial;

Saúde Coletiva;

Estatística: conceitos e representações;

Lazer na Hotelaria;

Conservação Ambiental;

Segurança do Trabalho;

Bebidas: conceitos e tipos;

Inglês;

Espanhol;

Captação de Recursos;

Jogos, Brinquedos e Brincadeiras;

A arte de falar em público.

Como se inscrever nos cursos gratuitos do MEC

Para fazer a inscrição nos cursos do MEC, o interessado deve acessar a  plataforma  do Aprenda Mais, que está em manutenção, e fazer seu cadastro.

Feito isso, só é necessário ir até a página inicial e clicar na área de atuação mais compatível com o perfil do estudante, e verificar os cursos disponíveis. Logo depois, é preciso selecionar o curso desejado e conferir as informações, e por fim, finaliza-se a matrícula. A partir de então, já é possível começar a estudar.

Sobre o Aprenda Mais do MEC

O Aprenda Mais é uma plataforma do MEC desenvolvida para que o público possa fazer cursos online abertos e massivos. Todos possuem coordenação de servidores de instituições de ensino da Rede Federal, e oferecem capacitação na medida que é possível receber um certificado, caso o aluno atinja a nota mínima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário