quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Como consultar situação do CPF e regularizar caso esteja negativado

Mas como saber a situação do seu CPF? O Serasa oferece um recurso de verificação do CPF gratuitamente.

Pode ocorrer que, durante uma solicitação de crédito junto ao banco, o requerimento seja barrado. Na maioria das vezes, isso acontece por estarmos com “nome sujo”. Em outros termos, isso significa que seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) está inscrito em um banco de dados de restrição ao crédito.

No Brasil, o principal banco de dados de restrição ao crédito é operacionalizado pela Serasa Experian em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Mas como saber a situação do seu CPF? O Serasa oferece um recurso de verificação do CPF gratuitamente.

Verificação pelo Serasa

Caso decida por verificar se há dívidas ou se seu nome está negativado pelo site do Serasa, siga os seguintes passos:

Acesse o site da Serasa;

Selecione a opção “Consultar CPF grátis”;

Digite seu login e senha (caso ainda não tenha um cadastro, basta fazer um na hora, é gratuito);

Clique na opção “Meu CPF” e faça sua consulta.

Outra opção oferecida pelo Serasa e SPC é a consulta a situação do CPF pelo nome do consumidor. Esse dado também pode ser acessado por empresas que fazem análise de crédito. Por isso que elas costumam negar solicitação de crédito ou emissão de um novo cartão de crédito.

Verifiquei meu CPF e meu nome está sujo, e agora?


Para regularizar a situação do CPF e limpar seu nome, é preciso quitar a dívida ou aguardar prescrição dela, o que pode levar até dez anos. Mas, em caso de inclusão indevida no cadastro, o consumidor tem direito a indenização por dano moral.

Depois de verificar no site do Serasa quais são as dívidas pendentes, uma opção é refazer a negociação da dívida para que o pagamento seja efetuado da forma mais confortável e benéfica para as duas partes (empresa e devedor).

Mas, se a pessoa não possui contrato algum com a empresa que enviou seu CPF para o cadastro de restrição ao crédito, há a possibilidade de que o consumidor tenha sido vítima de uma fraude. Isso significa que alguém pode ter usado seus dados para ter acesso a crédito no mercado.


Esse caso pode ser resolvido junto à empresa, por meio de solicitação direta. Outras opções disponíveis ao consumidor são: acionar o Procon, entrar em contato diretamente com a gestora do banco de dados, ou entrar com uma ação judicial para pedir a regularização de seu cadastro.

Caso o consumidor tenha de fato realizado um negócio com a empresa responsável pela restrição de seu nome ao crédito, mas a dívida já tenha sido paga, é necessário comprovar o pagamento do débito. Fazer isso requer entrar em contato com a empresa, comunicar o pagamento e solicitar a exclusão de seu nome.

> Clique AQUI para visitar nosso grupo do Telegram, e receba notícias sobre concursos e oportunidades todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário