O concurso da Fundação Nacional do Índio (Funai) ainda precisa ser autorizado pelo Ministério da Economia que recebeu no final de maio um pedido para abertura de 826 vagas para cargos de níveis médio e superior.
Caso o aval seja concedido, as chances serão distribuídas entre as unidades da Funai por todo o Brasil.O que poderá incluir o Museu do Índio, no Rio de Janeiro; as Frentes de Proteção Etnoambiental e a sede da fundação, no Distrito Federal. Veja as vagas previstas logo abaixo:
Nível médio: agente em indigenismo com remuneração inicial de R$ 5.349,07;
Nível superior: Administrador; Antropólogo; Arquiteto; Arquivista; Assistente Social; Bibliotecário; Contador; Economista; Engenheiro; Engenheiro Agrônomo; Engenheiro Florestal; Estatístico; Geógrafo; Indigenista Especializado; Médico Veterinário; Pesquisador; Psicólogo; Sociólogo; Técnico em Assuntos Educacionais e Técnico em Comunicação Social e Zootecnista. O ganho mensal é de R$ 6.420,87.
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Funai, se o concurso for autorizado este ano, o edital poderá ser publicado ainda no primeiro semestre de 2022. O número de vagas por cargo e a distribuição de vagas por unidade ainda não foram divulgados.
Pressão internacional
Um empurrão no concurso Funai pode ser a pressão de investidores nacionais e internacionais visando o combate ao desmatamento. Por isso, o próprio vice-presidente Hamilton Mourão confirmou que seriam realizados estudos para acelerar seleções de órgãos ambientais.
Esses certames seriam para reposição de vagas no ICMBio, Incra, Ibama e na Funai. Os concursos estão sendo avaliados pelos ministérios competentes, que devem encontrar formas para viabilizar as contratações.
Último concurso Funai
Os interessados podem se preparar para o próximo concurso Funai por meio do edital do último certame que aconteceu em 2016. Foram 220 vagas oferecidas inicialmente, porém segundo informações do órgão, todos os aprovados e mais 50% dos classificados excedentes foram convocados.
As chances foram para cargos de nível superior, foram eles: engenheiro agrônomo, contador, engenheiro (agrimensor e civil) e indigenista especializado. O prazo de validade da seleção já expirou.
Para mais informações, acesse:
Nenhum comentário:
Postar um comentário