domingo, 10 de outubro de 2021

CNH Social Gratuita vai liberar 20 mil vagas em outubro. Saiba mais

O programa está sendo administrado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de cada unidade federativa. O órgão é responsável por todo o processo, desde a seleção a emissão do documento.


O governo do Ceará está disponibilizando 20 mil vagas para o programa CNH Social. A entrada no projeto, que promete a aquisição da habilitação gratuitamente, exige que os beneficiários passem por um processo seletivo.

A novidade foi anunciada pelo governador Camilo Santana na última terça-feira. “Nos próximos dias, vamos lançar o novo programa de carteira (de motorista) popular. Desta vez, eu vou dobrar: 20 mil carteiras populares serão autorizadas em breve aqui no Ceará”, afirmou.

A possibilidade permite que os cidadãos de baixa renda adquiram sua primeira carteira de motorista nas categorias A e B. Além disso, o programa permite alterar ou incluir novas categorias ao documento, também de forma gratuita.

Porém, para ter direito aos serviços do programa, os interessados devem:

Ter mais de 18 anos;

Ter renda mensal de até 2 salários mínimos;

Estar desempregado a mais de 12 meses;


Ser aluno da rede pública com rendimento exemplar;

Ser pessoa com necessidades especiais;

Ex-presidiário;

Ser agricultor;

Não possuir registro algum na carteira de trabalho;

Receber o Bolsa Família;

Não possuir nenhum registro de infração no trânsito;

Ser condutor profissional que precisa regularizar alguma situação com a justiça.

O programa está sendo administrado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de cada unidade federativa. O órgão é responsável por todo o processo, desde a seleção a emissão do documento.


Até o momento, a CNH Social do Ceará está na fase inicial do programa, que inclui a divulgação do edital às inscrições nas autoescolas vinculadas ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE). Neste sentido, com as inscrições liberadas, os cidadãos contemplados devem apresentar a seguinte documentação:

Comprovante impresso da inscrição;

Declaração da escola, CRAS, Secretaria de Segurança Pública ou atestado médico;

CPF (cópia e original);

Documento oficial com foto (cópia e original); e

Comprovante de endereço atualizado (cópia e original).

Cabe ressaltar que os candidatos devem se atentar aos prazos divulgados pelo Detran em todas as etapas, uma vez que se caso não sejam respeitados, o cidadão será desclassificado automaticamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário